Devoção na Festa do Coração de Jesus

Celebramos nesse final de semana - sexta, sábado e domingo, a Festa do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Nos três dias de celebração a igreja ficou cheia de fiéis que com devoção agradeceram e pediram graças ao Sagrados Corações. Nas reflexões, padre Jorge lembrou que precisamos ter um coração manso e humilde como o de Jesus. Em todas as missas o Apostolado da Oração marcou presença e o Movimento Eucarístico Jovem preparou momentos de coroação em honra ao Coração de Jesus.

Conheça o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

Proclamar a Palavra de Deus é o nome de nosso Projeto de Evangelização. Para além de ser o nome, Proclamar a Palavra é o foco modulador de todas as nossas ações e de nosso testemunho. Ainda, além de foco, Proclamar a Palavra de Deus é o eixo, em torno do qual giram essas ações e testemunho. É o ponto, a partir do qual se pode avançar nos caminhos da evangelização. Na verdade, Proclamar a Palavra precisa ser, quotidianamente, a alma de nosso Projeto de Evangelização. Tudo o que se fizer, promover e vivenciar na ação evangelizadora tem que ser fecundado pelo compromisso de Proclamar a Palavra. Um compromisso de cada um de nós, somos discípulos missionários e discípulas missionárias. Leia com a

Óbolo de São Pedro - nosso apoio ao Papa Francisco

A coleta do Óbolo de São Pedro, destinada à jornada da caridade do Papa, é realizada pela Igreja Católica no mundo inteiro. Cada católico é convidado a contribuir com as obras de auxílio do Santo Padre em favor dos mais pobres. A coleta do óbulo é feita por ocasião da solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. As paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte receberão a oferta do Óbolo de São Pedro, durante as Celebrações Eucarísticas deste sábado e domingo, dias 1º e 2 de julho. A coleta do Óbolo de São Pedro é destinada à prática da caridade e também a manter os serviços da Igreja em todo o mundo. A doação é realizada anualmente pelos católicos, com a finalidade de reunir recursos para a manute

Modismos e imitações

O descompasso ético-moral que afeta fortemente a sociedade contemporânea explica também o fenômeno instigante da adoção fácil de modismos de todo tipo. Já as atitudes que merecem servir de modelo encontram resistências. Busca-se, a qualquer preço, conquistar certa “originalidade”, aceitando, sem critérios, aquilo que é exótico. Assim, as pessoas copiam gestos, atitudes e adotam traços de tribos urbanas para serem aceitas em determinados grupos. E tudo o que aparenta ser “certinho demais” é rechaçado. A simetria e o perfeccionismo são considerados obsoletos e fora de propósito. Cada vez mais, o que vale é fugir de padrões. Algo que se faz, paradoxalmente, adotando modismos. A imitação, consid

Podemos ser santos

Não devemos pensar que a santidade é uma meta difícil: “Podemos ser santos porque o Senhor nos ajuda” – garantiu o Papa Francisco na audiência geral desta semana. Dando continuidade às catequeses sobre a misericórdia, o Pontífice recordou todas as vezes que a “invocação dos santos marca o caminho da vida cristã”. Começa pelo batismo, quando antes da unção com o óleo dos catecúmenos pedimos a intercessão dos santos: “assim, nos é “concedida esta companhia de irmãos e irmãs “mais velhos” – os santos – que passaram pela nossa estrada, que conheceram as nossas mesmas dificuldades e vivem para sempre no abraço de Deus”- explicou. O mesmo acontece no matrimônio, porque, segundo o Papa, “quem ama v

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo - 12º DTC

Palavra de Deus - Mateus 10, 26-33 “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma... Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais...não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado...” O que o texto diz pra mim? Quando o ser humano quebrou sua aliança no Paraíso, o medo foi sua reação imediata. “Ouvi teus passos no jardim,, por isso tive medo...” (Gen 3,10) O medo se instalou em seu coração. Medo dos passos de Deus e de seus próprios passos; medo de estranhos e de amigos; medo de seu corpo e da sua afetividade; medo de decidir; medo de se comprometer; medo de romper as amarras do passado; medo do novo; medo de viver e de morrer. H

Cuidado com as intolerâncias

O crescimento de intolerâncias nos mais diversos âmbitos da vida causa perplexidade ao desafiar os limites da civilidade. Esse fenômeno tem levado pessoas a fazerem “justiça com as próprias mãos”. Assim, cresce a violência – atos de barbárie nas ruas, nos lares e em tantos outros ambientes. Medo e pânico: a qualquer momento, tudo pode acontecer. Por mais aparelhada, a segurança pública parece não ser suficiente para manter a civilidade e a paz. Os investimentos na educação é que são urgentes para mitigar a violência gerada pelo crescimento de desigualdades e dinâmicas irracionais. Nesse sentido, o conjunto de fatores que produzem intolerâncias merece análises e reflexões, com a ajuda de espe

Jesus se compadece - 11º DTC

Palavra de Deus - Mateus 9, 36-10,8 O que diz o texto? “ Vendo Jesus as multidões, sentiu compaixão delas, porque estavam desorientadas e indefesas, como ovelhas sem pastor.” Vários ensinamentos do Evangelho nos ajudam a perceber a imensa misericórdia de Deus. É aqui neste mundo que Jesus nos chama a anunciar o seu Reino. Os olhos de Jesus viram muita dor, miséria, violência... e suas entranhas se comoveram. Viu e compadeceu-se, indignou-se e se comprometeu na transformação daquela realidade doente, viu mais além, viu outro mundo possível. Jesus se aproxima dos que sofrem, alivia sua dor, toca os leprosos, os doentes, liberta os possuídos por espíritos malignos, os devolve à convivência, na

Avaliação Trezena 2017

Foram 13 dias intensos de muita alegria e oração. Fortalecemos a fé e renovamos a esperança. Partilhamos bons momentos e trabalhamos bastante. Agora é hora de avaliar como foi a nossa caminhada para melhorarmos para o próximo ano. Pedimos que respondam o questionário de forma sincera. Ele é anônimo e ninguém será identificado. Sua resposta vai nos ajudar a melhorar a trezena do ano que vem e os próximos eventos na nossa paróquia Acesse o questionário neste link: https://goo.gl/forms/jS9GseJeyD5Bzs4F2

Comunidade celebra Corpus Christi

Celebramos nesta Quinta-Feira, 15/06, a Solenidade de Corpus Christi - Corpo de Cristo. A Festa do Corpo de Cristo, é celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade, ou 60 dias depois da Páscoa. O Dia de Corpus Christi é festejado por toda Igreja desde 1264, quando o Papa Urbano IV publicou a bula Transiturus, instituindo a festa. Como tradição, os fieis confeccionam tapetes com serragem ou outros adereços para que o Santíssimo Sacramento passe pelas ruas. Em nossa Paróquia, a celebração desta quinta começou no Eremitério Urbano / Capela Santo Antônio, onde o Padre deu a bênção do Santíssimo. Em seguida, todos saíram em procissão em direção a Matriz. Na caminhada, oração

Não existem crianças ou adolescentes maus, mas pessoas infelizes

A catequese do Papa na audiência geral desta quarta-feira (14/06) foi inspirada na parábola do Filho Pródigo e na necessidade que todos nós temos de ser amados. Mas antes de iniciar sua catequese, o Pontífice cumprimentou as pessoas doentes que participavam da audiência em conexão direta com a Sala Paulo VI, no Vaticano, “protegidas do calor do verão”. Todos somos amados, sem requisitos “Ninguém pode viver sem amor e não devemos crer que o amor deva ser merecido, que se não formos belos, atraentes e fortes, ninguém pensará em nós”, afirmou Francisco diante das cerca de 20 mil pessoas presentes na Praça. “Os narcisismos do homem nascem de sua solidão; é possível que ninguém esteja disposto a

Grupo de Oração celebra 31 anos

O Grupo de Oração "Em Busca da Ovelha Perdida" celebrou nessa quarta-feira, 14/06, 31 anos de fundação em nossa Paróquia. Padre Jorge celebrou a Missa em Ação de Graças que trouxe na liturgia a leitura da Segunda Coríntios 3,4-11. Nela, Paulo diz: " É por Cristo que temos tal confiança perante Deus, não porque sejamos capazes por nós mesmos, de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito. Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida". Na homilia, Padre Jorge afirmou que se o grupo está presente até hoje em nossa comunidade é porq

Eucaristia: mistério do Amor de Cristo por nós.

Palavra de Deus - João , 51-58 “ Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.” Com esta afirmação, Jesus está se manifestando como enviado de Deus. Ele usa como sinal o pão, ou seja vida que se desfaz em favor dos outros. Jesus Cristo, ao fazer-se pão, esse acolheu tudo quanto é humano. Descer e subir, são imagens para descrever o processo de transformação realizado por Jesus no interior de cada um de nós. Esta é a verdade, a revelação, a grande novidade deste Evangelho de João, que recolhe o que há de mais profundo da mensagem e da vida de Jesus: para dar alimento é preciso fazer-se alimento. Nesse contexto é preciso dizer que o verdadeiro alimento é a vida mes

Viva Santo Antônio! Comunidade celebra festa do Padroeiro!

Nossa comunidade em festa celebrou com alegria e fervor o dia do Padroeiro, Santo Antônio. Logo no início da manhã, várias pessoas foram a Capela Santo Antônio / Eremitério, para a primeira celebração do dia. A missa foi presidida pelo Padre Antônio Luzia, de Pedro Leopoldo, que falou sobre as virtudes e exemplo de vida que Santo Antônio nos deixou. A celebração também foi rezada em ação de graças a vida do nosso pároco, Padre Jorge, que neste dia 13 de junho, completou mais um ano de Vida. Padre Antônio, amigo do Padre Jorge desde o seminário recordou a caminhada dos dois e disse que Jorge é um pastor incansável e que não tem medo de trabalhar. Depois da Missa, a comunidade foi convidada a

11º dia da Trezena: Antônio, Zeloso Missionário

Com a igreja cheia, centenas de pessoas participaram do 11º dia da Trezena de Santo Antonio, no domingo, 11/06, às 19h. Depois da Carreata, que aconteceu ao final da celebração das 9h e de uma tarde festiva com muitas comidas típicas, brincadeiras, brinquedos e a quadrilha das crianças, foi hora de se reunir para refletir sobre Santo Antônio: Zeloso Missionário. Padre Jorge recordou que Santo Antônio teve o desejo de anunciar a Palavra de Deus e se tornou um grande Proclamador da Palavra. Depois da missa teve mais baraquinhas e apresentação da quadrilha da juventude.

10º dia da Trezena: Antônio, Amor e Serviço a Deus

O sábado foi marcado por mais uma celebração em Honra a Santo Antônio. Quem celebrou conosco, foi o Padre Wagner Brito, da Paróquia Santo Antonio Maria Claret. Padre Wagner ressaltou que quem está com Deus não precisa temer as coisas do mal e que não podemos deixar o vazio tomar conta de nós. Precisamos sempre ter a força e o amparo do alto. Ele ainda lembrou que Santo Antônio foi o Santo do povo. Conseguiu estar ao lado dos que mais precisavam e que esta é a nossa missão também.

Paternidade de Deus, fonte de esperança

Na Audiência Geral desta semana, o Papa Francisco deu continuidade à série de catequeses sobre o tema da esperança. O Santo Padre falou sobre “A paternidade de Deus, fonte da nossa esperança”e afirmou:“Um Deus que não pode viver sem o homem, é um grande mistério”. O Papa observou ser o Evangelho de Lucas o que melhor documenta o “Cristo orante” e a oração do Pai Nosso, revelando justamente essa intimidade de Jesus com seu Pai. Especialmente pela manhã e durante a noite, Jesus se retirava sozinho em oração, e havia algo de fascinante nessa oração. E os discípulos – tocados por isso – pedem que Jesus ensine a eles a rezar. É então que Jesus transmite aquela que se tornou “a oração cristã por e

E o seu lado espiritual?

Cultivar a espiritualidade ainda não faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Pouco se compreende que esse exercício é um pilar determinante na sustentação da interioridade e de uma qualificada participação na vida social. Por isso, muitas dinâmicas estão comprometidas. Ilusoriamente, pensa-se – talvez por forças de secularismos, excesso de racionalizações ou imediatismos – que a espiritualidade é opcional, mais apropriada para alguns mais devotos. Na verdade, a espiritualidade é indispensável para sustentar a vida de todos em parâmetros qualificados. Assim, um permanente desafio é estar em sintonia com o que diz o salmista, nas Sagradas Escrituras: “Desde a minha concepção me conduzistes,

Santíssima Trindade

TEXTO : João 3,.16-18 “Com efeito Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho Único para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a Vida eterna. Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele...” Celebramos a festa da Santíssima Trindade: Deus Pai e Filho e Espírito Santo. Quando se pensa na Trindade, vem a mente o aspecto do mistério: são três pessoas e são Um, um só Deus em três pessoas. O Papa Francisco explica: “O mistério da Trindade fala também da nossa relação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, pois esta família divina não está fechada em si própria, mas é aberta e comunica-se na criação e na história. O horizonte trinitário da com

9º dia da Trezena: Santo Antônio, Doutor Ilustre da Igreja

Celebramos na sexta-feira, 09/06, o nono dia da Trezena em honra ao nosso Padroeiro. A celebração, no Eremitério / Capela Santo Antônio, foi presidida pelo bispo emérito de Porto Nacional - Tocantis dom Geraldo Vieira Gusmão e foi concelebrada pelo nosso pároco, Padre Jorge, Padre José Geraldo - de Ribeirão das Neves e Padre José Geraldo - do bairro Aparecida. Na homilia, dom Gusmão lembrou que Santo Antônio recebeu o título de Doutor da Igreja pelo grande conhecimento que conquistou se dedicando ao estudo incansável da palavra de Deus, quando ainda estava no convento. Mesmo com todo saber, Santo Antônio não se engrandecia ou se fazia melhor que os outros. Dom Geraldo ainda lembrou que muit

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram