Qual tesouro da minha vida? 17º DTC

Palavra de Deus: Mateus 13,44-52 O que diz o texto? Qual é o tesouro de minha vida? Onde estou Investindo minhas energias e criatividade? O que dá sentido à minha existência é capaz de tornar pleno meu coração? E o que, consciente ou inconscientemente, estamos buscando na vida? “O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vai vende todos os seus bens e compra aquele campo. É também como um comprador que procura pérolas preciosas...” O que o texto diz para mim? A vida é uma busca incessante por aquilo que consideramos essencial e as descobertas surpreendentes só acontecem quando nos deixamos mover por esse espírit

O Trigo e o Joio - 16º DTC

Palavra de Deus: Mt 13,24-30 “Pode acontecer que, arrancando o joio arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita.” O que diz o texto? A Bíblia fala sempre da vida humana. As parábolas de Jesus desvelam o que somos. Os personagens que aparecem somos nós, por isso, as parábolas são tremendamente iluminadoras. Cada um de nós é um tipo diferente de terreno; cada um o trigo e o joio; cada um o fariseu e o publicano... e assim por diante. A liturgia para este domingo nos propõe que a realidade da vida humana, nela, vão estar sempre mesclados o bem e o mal, o trigo e o joio. A erva boa e a erva má. Um outro aspecto que aparece na parábola é que os “trabalhadores do Senhor”, o

Educação e ideologia de gênero

A Escola Católica está, frontalmente, na contramão do que significa e pretende a ideologia de gênero. Essa é uma convicção incontestável, compromisso com a verdade da doutrina e da fé cristã. O alinhamento de todos os que integram a Escola Católica com as operações pedagógicas guiadas por essa verdade deve ser tratado como um dever. Isso exige fidelidade à identidade católica e, consequentemente, o compromisso com valores inegociáveis, sem possibilidade de relativizações e superficialidades que contribuam para o desrespeito aos processos educativos que ultrapassem o âmbito escolar. As relativizações e superficialidades provocam, por exemplo, a desconsideração do insubstituível diálogo com a

Sacerdotes se encontram para a 1ª reunião do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária nas Vilas e

Um histórico momento foi vivido nesta sexta-feira, 14 de julho, quando sacerdotes de paróquias com trabalhos pastorais em vilas e favelas se reuniram na Cúria Metropolitana, no 1º Encontro do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas. O bispo auxiliar referencial para o Vicariato, dom Vicente Ferreira, e o vigário episcopal, padre Wagner Calegário de Souza, conduziram a reunião. Dom Vicente destacou que a Arquidiocese de Belo Horizonte, com suas características, tem força para desenvolver um trabalho referencial nas vilas e favelas. Nesse primeiro encontro, os cerca de 20 padres participantes partilharam informações sobre as comunidades de fé em que estão inseridos, nas

O Semeador - 15º DTC

Palavra de Deus: Mateus 13,1-23 O que diz o texto? Jesus é o verdadeiro semeador. Por isso, é preciso prestar atenção a seu modo de semear. Ele semeia de maneira abundante; as sementes são lançadas em todos os tipos de terrena, mesmo entre aqueles que a germinação parece difícil. O semeador não desanima nunca. Jesus descreve o que acontece com a semente, partindo das experiências normais da agricultura de seu tempo, um exemplo concreto do trabalho nos campos, de maneira que os ouvintes podiam entendê-lo. Toda parábola vem iluminar e inspirar nosso modo de seguir e de nos identificar com Jesus. Tal seguimento não é questão de uma simples adesão à pessoa de Jesus, mas um enraizamento na vida d

Jovens entregam doações recebidas em campanha do agasalho

Jovens entregam doações recebidas em campanha do agasalho Os jovens do Encontro de Jovens com Cristo - EJC Vila Belém, entregaram, na última semana, as doações recebidas durante a campanha do agasalho 2017. A iniciativa acontece pelo terceiro ano em nossa paróquia. Entre os meses de maio e junho as doações são recebidas. Depois vem o processo de separação e triagem e a distribuição. Este ano foram arrecadadas vários pares de meias, cobertores, roupas de cama, blusas de frio e várias peças de vestuário feminino e masculino. Também chegaram doações de itens de higiene pessoal e alimentos. As doações foram entregue para alguns moradores de rua e para dois asilos: Instituto de Geriatria Afonso

Porta-voz da moral

Ser porta-voz da moral é mais que tarefa. É missão que permite a conquista do indispensável balizamento, capaz de evitar que as relações sociais se convertam em descompassos, inviabilizando a cidadania. Promover a moral é responsabilidade intransferível que cabe a cada família, às igrejas, aos governos, às instituições de educação, aos projetos e programas culturais. Enfim, uma exigência para cada cidadão, que deve orientar as próprias condutas a partir de valores inegociáveis. Mas essa responsabilidade contracena, no contexto atual, com uma força antagônica: o relativismo – abrigo de reações negativas a princípios ético-morais. Muitas vezes os ordenamentos necessários para a vida cidadã são

Deus revela seus segredos aos humildes - 14º DTC

Palavra de Deus - Mateus 11,25-30 O que diz o texto? O Evangelho deste domingo mostra um dos mais vivos exemplos de coração agradecido que podemos encontrar. Jesus, que acaba de passar por uma profunda experiência de rejeição por parte das cidades da Galileia, explode no canto que começa: “Eu te louvo Pai, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos...” Os doutores que se creem suficientes, olhando não veem. A relação filial de Jesus com seu Pai, o Deus criador do universo é única. O coração de Jesus é sustentado,, alimentado, irrigado pelo amor cuidadoso e providente do Pai: “Vinde a mim todos vós que estais cansados ... e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração,

Juventude da Forania se reúne em Missa

Um momento de animação, inteiração e muita espiritualidade. Assim foi a missa da juventude da Forania São João Bosco - RENSE, que aconteceu no ultimo domingo, 02/07, na Paróquia São Tiago Maior. Vários jovens marcaram presença representando as 10 paróquias da forania. A celebração foi presidida pelo padre Joaquim Renato e concelebrada pelo vigário forâneo, Padre Ivanil Alves. Os dois falaram da importância da união da juventude São João Bosco e do papel fundamental que os jovens tem na evangelização. O grupo Louvor na Ponta dos Pés apresentou fez uma apresentação durante a Ação de Graças. Após a missa houve um momento de confraternização.

A força do cristão é o Evangelho

Na catequese desta semana, o Papa Francisco falou sobre a esperança cristã como força dos mártires. Partiu do Evangelho de São Mateus em que Jesus dá a entender aos doze apóstolos que os mandava como ovelhas para o meio dos lobos. Recomendou-lhes que fossem prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Sereis odiados por causa de mim – disse-lhes – mas quem tiver perseverado até ao fim será salvo. Os cristãos amam, mas nem sempre são amados. A profissão da fé acontece, em grau maior ou menor – num clima de hostilidade. E Jesus leva os seus discípulos desde o início a ter isto presente – disse o Papa, que adiantou: “Os cristãos são, portanto, homens e mulheres “contracorrente”. E isto

Valor da solidariedade

Viver a solidariedade é indispensável para possibilitar que as práticas políticas recuperem a sua inteireza. É necessária uma limpeza nos mais variados mecanismos de funcionamento da política. E de forma urgente. A solidariedade, por ser um valor capaz de requalificar, permite reconstruir o esgarçado tecido da cidadania. Por isso, em todos os momentos, em diferentes sociedades, é indispensável fazer referência, propor iniciativas e refletir sobre a solidariedade. No coração da prática solidária está o princípio fundamental e inegociável da consideração para com o outro. O apóstolo Paulo faz essa recomendação, estabelecendo esse valor como fundamento da identidade daquele que tem fé. Explica

Pedro e Paulo; Pilares da Igreja!

Palavra de Deus - Mateus 16,13-19 “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado no céu...” O que diz o Texto? Simão, o homem do lago e da barca da pesca; Saulo, o zeloso fariseu, fiel seguidor da lei e perseguidor da Igreja. Pedro o homem da Igreja, a rocha sobre a qual Jesus assenta sua nova comunidade. E todos nós recordamos como o homem das chaves. Paulo, o apóstolo dos gentios, fundador de novas comunidades cristãs para além do território judaico. Pedro e Paulo fizeram uma profunda experiência de encontro com o peregrino da Galiléia, a ponto de terem seus nomes mudados pelo próprio Jesus Cristo. Pedro, primeiro foi Simão; Paulo foi Saulo. E Jesus chamo

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram