Via da alegria

Marcado pela alegria da Ressurreição de Jesus, vive-se o especial tempo da Páscoa. Singular oportunidade para vencer tristezas, decepções, desencontros que obscurecem o reconhecimento do sentido da vida, essencialmente destinada à experiência da alegria. Isso porque o coração humano não consegue manter-se saudável quando se deixa ocupar pelo mal. Referencial é a experiência dos primeiros discípulos de Jesus, que ficaram envoltos nas trevas da decepção e da tristeza, mas reencontraram o caminho da esperança. Um movimento de conversão que, ainda hoje, deve inspirar cada pessoa, quando adoecimentos graves da interioridade incidem na vida pessoal e no desempenho cidadão. A cura passa por uma tra

Domingo de Páscoa: Cristo Ressuscitou

O Domingo de Páscoa começou na comunidade Nossa Senhora de Belém / Capela Santo Antônio, de onde saiu a procissão coma imagem do Cristo Ressuscitado. Dezenas de pessoas caminharam rezando e cantando pelas ruas da Paróquia. A celebração da Missa de Páscoa foi no Recanto Santo Antônio (quadra da Paróquia), que ficou lotada. Mais de 600 pessoas celebraram com Fé a Páscoa do Senhor. Após a celebração, a comunidade partilhou o tradicional Café Pascal. Veja a Homilia do Domingo de Pascoa:

Sábado Santo: a Vitória em Cristo

Uma das celebrações mais bonitas da Igreja é a Vigília Pascal. Considerada a Mãe de Todas as Vigílias, ela contempla a historia da humanidade desde a sua criação, até a ressurreição em Cristo. A celebração tem início do lado de fora da igreja, em volta de uma fogueira, onde o Fogo Novo é abençoado e dele é aceso o Círio Pascal, que simboliza o Cristo Ressuscitado. Depois de uma pequena procissão, na igreja, a Pascoa do Senhor é proclamada e oito leituras e oito salmos são lidos. É nesta celebração que se concretiza a vitória de Jesus sobre a Morte. Nela os fieis também renovam as promessas do Batismo e são aspergidos com a água, para que possamos renascer, assim como o Cristo. Veja a Homilia

Sexta da Paixão: o ódio matou o filho de Deus

A sexta-feira da Paixão é um dia de silêncio, oração e jejum. A igreja relembra a morte de Jesus. Às 15h em ponto, teve início a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor e a Adoração de Jesus na Cruz. Neste dia não há sacramento e a comunhão distribuída é feita a partir das hóstias consagradas na Quinta-Feira Santa. Também neste dia, a Igreja faz a Oração Universal, colocando em intenção os Poderes Públicos, Governantes, Fiéis, Sacerdotes, Bispo, o Papa, os que não creem no Cristo e os que não Creem em Deus. Veja a Homilia da Sexta da Paixão:

Quinta Santa: Amor e Serviço na instituição do Sacerdócio e da Eucaristia

A quinta-feira Santa dá início ao Tríduo Pascal, onde relembramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. A celebração que acontece após o por do Sol, a Igreja relembra os momentos de Jesus antes de ser preso. Na última Ceia que o Senhor fez com seus amigos, ele lavou e beijou os pés de cada um, como nos conta João "Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. JO 13, 3-5. Este gesto é repetido pelos Padres. Veja a homilia desta quinta-feira:

Caravana da Paróquia marca presença na Missa da Unidade

Mais de 50 pessoas da nossa Paróquia marcaram presença na Missa da Unidade, no Mineirinho, nesta quinta-feira (18). A celebração, presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, conta com a presença dos bispos auxiliares, dos que residem em nossa arquidiocese e também de todos os Padres. Nesta missão são renovados os votos sacerdotais. Também é nesta celebração que o Bispo abençoa os Santos Óleos, que serão usados ao longo do ano para ministrar os Sacramentos. Do site da Arquidiocese de BH: Celebrada no Mineirinho desde 1980, a edição deste ano da Missa da Unidade emocionou os fiéis com uma homenagem a Brumadinho e o alerta para a ameaça das barragens de mineração

Quarta Santa: o encontro mais difícil da humanidade

Nesta quarta-feira santa celebramos o Encontro de Jesus e Maria, no caminho do Calvário. A celebração, na Matriz, teve a representação das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Veja a homilia do encontro:

Terça Santa: da dor ao amor, o exemplo de Maria

A terça-feira Santa (16), foi de oração e reflexão sobre as Dores de Maria. A Celebração aconteceu na comunidade Nossa Senhora de Belém, do lado de fora da Capela Santo Antônio. Na homilia, Padre Jorge meditou sobre cada uma das dores e o que elas nos dizem nos dias de hoje: Veja o Vídeo:

Segunda Santa: com humildade exalar o perfume do amor de Cristo

Nessa Segunda-feira Santa(15) a comunidade se reuniu para celebração da Unção e a Bênção do Perfume. O evangelho do dia, Jo 12,1-11, relembrou a passagem em que Maria Madalena, recebendo a visita de Jesus, ungiu seus pés com perfume. Assim também, no ato penitencial, Padre Jorge ministrou o Sacramento da Unção dos Enfermos para todos os fiéis. Antes concedida apenas para enfermos próximo ao falecimento, depois do Concílio Vaticano II a Unção é dada sempre que uma pessoa vai passar por uma cirurgia, ou quando há uma doença, debilidade física, ou mesmo na velhice. Veja Homilia desta Segunda: Ao final da celebração, o Padre abençoou os perfumes. Veja a Unção e Bênção do Perfume:

Ramos: Semana Santa começa com procissão de Ramos e celebração da Paixão

Centena de fiéis participaram das celebrações do Domingo de Ramos. Logo pela manhã a concentração aconteceu na comunidade Nossa Senhora de Belém / Capela Santo Antônio. Lá foi proclamado o Evangelho de Lc 19,28-40 que fala da entrada de Jesus em Jerusalém. Segundo o evangelista "E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho.Todos gritavam: Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” Logo depois de uma pequena reflexão, os Ramos foram abençoados e relembrando a aclamação de Jesus, a procissão seguiu até a Matriz. Com a igreja lotada, Padre Jorge presidiu a celebração da Paixão do Senhor e lembrou que os mesmos que gritaram aclamando Jesu

EJC participa de encontro com dom Mol

Os jovens do Encontro de Jovens com Cristo - EJC, da nossa Paróquia, participaram no sábado (13), do Conectados - Tecendo Relações. O encontro, organizado pelo setor Juventude da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, da qual fazemos parte, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro Caiçara. O convidado para o bate papo foi o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e referencial para RENSE, dom Joaquim Mol. Ele também está á frente dos trabalhos da comissão de Comunicação e Cultura da Arquidiocese. Dom Mol falou das relações em redes e humanas em suas diversas formas e necessidades para o crescimento pessoal e espiritual de cada um.

Fiéis participam do mutirão de confissões 2019

Centenas de pessoas participaram nesta quarta-feira (03), do Mutirão de Confissões em nossa Paróquia. O mutirão é organizado pela forania São João Bosco no período quaresmal, onde a igreja pede que os fiéis se confessem para bem celebrar a Páscoa da Ressurreição. Durante três semanas, os Padres das nove Paróquias e da Área Pastoral, que fazem parte da nossa forania, percorrem todas as igrejas para ministrar o sacramento da confissão. Onze Padres marcaram presença em nossa Paróquia. O Mutirão foi até às 21h, de forma tranquila e com uma pequena fila de espera.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram