Caminhada Penitencial: inspiração para mudança de vida!


No início da manhã desta sexta-feira, 10/03, a comunidade se reuniu no Eremitério Urbano Nossa Senhora de Belém - Capela Santo Antônio, para dar inícios às caminhadas penitenciais da quaresma. Os encontros, que até ano passado eram realizados às quartas-feiras, este ano foram transferidos para Sexta.

A meditação está voltada para o tema da Campanha da Fraternidade "Biomas brasileiros e defesa da vida". E neste primeiro encontro refletimos sobre o "Cuidar da criação, responsabilidade humana e querer de Deus!".

No início, em uma breve conversa, Padre Jorge lembrou que nos dias atuais, buscando sempre a facilidade das coisas, nos esquecemos, muitas vezes, de cuidar do meio ambiente - cimentamos os terreiros, jogamos papeis nas ruas, mesmo sabendo que está errado e que prejudica inclusive a cada um de nós.

Ele também ressaltou a importância de se cuidar da nossa "casa comum" - nosso coração e nossa família, que muitas vezes ficam de lado.

Em sinal de penitencia, foi hora de sair em caminhada rumo à Matriz. No Caminho, momentos de silêncio e reflexão e a recitação do terço.

Chegando à Igreja, Padre Jorge celebrou a Santa Missa do dia nos fez repensar o que desejamos para as pessoas que estão ao nosso redor, como sugere a 1ª leitura do dia - Ezequiel 18, 23-24 " Será que tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? "

E advertiu que todos somos pecadores, por isso não devemos nos tornar juízes e julgar ninguém pelas fraquezas que teve, como nos mostra o 1Evangelho - Mateus - 5, 20; 23-26 “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Ao final, Padre Jorge agradeceu a participação de todos e deixou a missão para cada um que participou trazer outra pessoa na próxima caminhada, que será sexta-feira 17/03, saindo às 05h30 do Eremitério / Capela.

Veja as fotos da Caminhada Penitencial desta sexta 10/03


0 visualização

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031