Comunidade: lugar de "Correção Fraterna"


Palavra de Deus: MT 18,15-20

O que diz o Texto?

No capítulo 18 , Mateus recolhe uma série de afirmações de Jesus sobre a comunidade dos seus seguidores . É a primeira vez que se emprega o termo “irmão” para designar os membros da comunidade cristã. O texto de hoje é continuação da parábola da ovelha perdida, que termina com a frase: “Assim vosso Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum destes pequeninos”.

No evangelho de hoje, o texto nos adverte que não se pode partir de uma comunidade de perfeitos, mas de uma comunidade de irmãos, que reconhecem suas fragilidades e precisam de apoio mútuo para superar seus limites e erros. As rupturas nas relações podem surgir em qualquer momento, mas o importante é estar preparado para superá-las.

Ler o texto atentamente : Mt 18,15-20) “Se o teu irmão pecar, vá e mostre o erro dele, mas em particular, só entre vocês dois. Se ele der ouvidos, você ganha seu irmão. “Se não lhe der ouvidos, tome com você mais uma ou duas pessoas, para que a questão seja decidida... Se não der ouvidos, comunique a Igreja...”

Humanamente falando, nem sempre nos damos conta, mas o foco em torno do qual gira toda a existência humana está na capacidade de nos relacionar e de nos comunicar. As relações humanas são o centro de tudo.

O que o texto diz pra mim?

É na relação que emergem nossas riquezas e nossas pobrezas humanas. Todos temos limites, bloqueios, que fragilizam os laços comunitários, É importante aceitar que existem tais limites, aprender a reconhecê-los, ajudando mutuamente a superá-los e acolhendo aquilo que nos convida a ser mais criativos... toda a comunidade é impelida a um “mais” que brota do modo de proceder e viver de Jesus. A comunidade deve ser sacramento (sinal) de salvação para todos.

Nessa perspectiva, a comunidade é o “lugar da “correção fraterna!; e o critério para a correção não é a lei, mas a presença de Jesus que está no meio da comunidade. A presença de Jesus no meio da comunidade é sempre horizonte inspirador para que todos cresçam na identificação com Ele. Educados pela misericórdia de Deus, todos somos chamados a exercer o “ofício da correção fraterna”

MINHA ORAÇÃO: o que este texto me faz dizer a Deus?

#CantinhodaPalavra #CorreçãoFraterna

0 visualização

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031