Comunidade celebra Corpus Christi


O toque do sino na Capela já anunciava que o dia era de Festa. E uma das mais importantes para os cristãos - Corpus Christi.

O nome em Latim, significa Corpo de Cristo. A Solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos. O Corpus Christi tem data variável no calendário, pois acompanha a Páscoa, sendo realizado 60 dias após o Domingo da Ressurreição do Senhor.

A procissão de Corpus Christi, com tradicionais tapetes de serragem, lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Em nossa Paróquia a procissão saiu da Comunidade Nossa Senhora de Belém / Capela Santo Antônio. Com cantos e momentos de contemplação e adoção à Eucaristia a comunidade seguiu em direção a Matriz.

Por onde passamos encontramos ruas enfeitadas, imagens nas portas, pessoas do alto das casas rezando.

Ao chegar no Pátio da Matriz, um belo tapete de serragem, feito pelas lideranças, deu um charme a caminhada. Vários símbolos da igreja e da Eucaristia foram desenhados no chão. Na porta da Igreja o Cordeiro de Deus.

Após a chegada e a bênção do Santíssimos a Missa encerrou o dia.

#CorpusCristhi

0 visualização

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031