Em 2 meses de isolamento, acessos triplicam nas Redes Sociais da Paróquia

Houve tempos em que o ambiente virtual foi extremamente criticado ao ser usado como forma de evangelização. Pouco se reconhecia a necessidade de uma comunicação próxima e eficaz no âmbito paroquial. A própria igreja viu que era necessário rever conceitos e na última década incentivou a criação e expansão das equipes da Pastoral da Comunicação, guiadas pela Diretriz de Comunicação da CNBB (documento 99).


Em tempos de isolamento social, com a necessidade de cuidar em primeiro lugar da vida, a Arquidiocese de Belo Horizonte suspendeu as atividades presenciais nos espaços religiosos, bem como a participação dos fiéis na celebração das Missas. Desde o dia 18/03, incentiva-se a celebração em casa, em família, como os primeiros cristão faziam e como forma de partilha ainda maior, que a missa seja acompanhada pelas emissoras católicas ou pelas Redes Sociais das Paróquias. Aí entra o trabalho da Pascom.


Em nossa Paróquia, desde 2014 estamos conectados pelas Redes. A nossa página no Facebook foi um dos primeiros canais a serem criados e hoje já reúne mais de 3.100 pessoas. A ela se unem as outras redes, o Instagram, youtube e nosso site www.santoantoniovb.org, canais de informação e evangelização. Por eles, fiéis e devotos de Santo Antônio interagem e se encontram.


Desde que o isolamento começou, nossas Redes tem sido ponto de encontro e espiritualidade para centenas de pessoas. Nos últimos dois meses, nossas publicações no Facebook já alcançaram mais de 253 mil pessoas. Já a nossos vídeos de vídeos e as transmissões ao vivo da Missa e de outros momentos como o programa "Maio com Maria", uma iniciativa dos Jovens do EJC da nossa Paróquia, já foram assistidos por mais de 1.000 horas. Destaque para nosso Canal no Youtube, que há duas semanas passou a transmitir ao vivo, o que possibilitou as pessoas a acompanharem as transmissões a partir de uma SmartTV.


Somam também outros momentos como Adoração ao Santíssimo, Música ao vivo e Celebrações da Palavra além de fotos e posts sobre o dia a dia da nossa comunidade. Com isso, o acesso a nossas redes triplicou em comparação com o mesmo período de 2019.



Se nos tempos antigos, a partilha e a vivência vinha por meio da reunião das tribos de Israel, hoje podemos dizer que a nova forma de evangelizar passa pelos canais de comunicação da nossa Paróquia. O ambiente virtual não pode ser desprezado e abre espaço para pessoas de diversos lugares acompanharem nossas transmissões.


Não queremos aqui tomar tomar o espaço presencial, nem reduzir a nossa sacralidade a ambientes virtuais, mas estaremos conectados em Cristo enas Redes enquanto esse tempo perdurar, atentos às novas formas de anunciar a Boa Nova de Cristo.


Acompanhe você também nossos canais.

Site: www.santoantoniovb.org

Instagram: @santoantoniovb

Facebook.com/santoantoniovb

youtube.com/santoantoniovb

#CompartilheeEvangelize





Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031