Buscar

Veja como será o retorno presencial dos fiéis na participação das missas

Nossa Paróquia entra na reta final dos preparativos para voltar a receber presencialmente os fiéis na celebração das Missas. As primeiras celebrações vão acontecer no final de semana dos dias 29 e 30 de agosto.


Todas as medidas estão sendo tomadas a partir do documento "Evangelização missionária: um novo tempo" publicado pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Abaixo você confere os detalhes da retomada em nossa paróquia:


1) A participação deve ser agendada na secretaria paroquial ou pela internet, somente às quintas-feiras, com validade no final de semana subsequente, apenas para o horário marcado.

2) Teremos 05 horários de Missas. Sábado às 19h. Domingo às 07h, 09h, 17h e 19h.

3) O funcionamento será com capacidade reduzida. Apenas 80 pessoas por celebração. Somente poderão participar pessoas inscritas.

4) A entrada será pela porta principal e a saída pela da Rua Sidônia. O estacionamento estará fechado. Contamos com a colaboração para que não haja aglomerações.

5) Os inscritos deverão chegar 30 minutos antes da celebração para os procedimentos necessários. Deverão sentar-se nos locais indicados pela equipe, não sendo possível a livre escolha.

6) O plantão do dízimo funcionará do lado de fora, no pátio. Os que desejarem, devem procurar a equipe antes de entrar na igreja.

7) A temperatura será aferida na chegada. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,7°C, ou com sintomas gripais,não poderão participar da celebração e devem procurar uma unidade de saúde.

8) É obrigatório o uso de máscara durante toda a celebração, além de manter o distanciamento assinalado nos bancos.

9) Ao entrar na igreja é necessário higienizar os sapatos nos tapetes sanitizantes e as mãos com o Álcool em Gel.

10) As crianças deverão ficar com os pais, evitando a circulação e o contato com outras pessoas.

11) A capela do santíssimo estará fechada para visitação. Os fiéis devem fazer as suas orações do banco em que estiverem.

12) Os banheiros e bebedouros estarão lacrados. 

13) Os que desejarem, devem entregar a oferta ao final da celebração, durante a saída, para a equipe responsável.

14) A comunhão será distribuída em uma espécie, apenas na mão. O Ministro irá até o lugar em que a pessoa está, não sendo necessário a formação de fila. Apenas neste momento é permitido retirar a máscara, voltando a colocá-la na sequencia.

15) Idosos e pessoas que se enquadram no grupo de risco, estão dispensadas de participar da celebração presencialmente, podendo acompanhar a transmissão da Missa das 09h, pelas redes da Paróquia.


As medidas foram aprovadas pelo comitê logístico-sanitário da Arquidiocese de Belo Horizonte e podem ser alteradas caso necessário. A retomada da participação dos fiéis na celebração também poderá ser interrompida caso haja uma determinação da Arquidiocese de BH ou suas instâncias, das autoridades locais de saúde ou caso seja identificado um surto do novo coronavírus nas proximidades da Paróquia e que coloque a vida das pessoas em risco.


Outros sacramentos como Batismos, Matrimônios, Confissões, a visita dos Ministros aos Idosos e Enfermos, bem como outras atividades presenciais na igreja, seguem suspensas até uma nova etapa de retorno.


Se precisar, entre em contato conosco por ligação ou whatsapp (31) 3477-6031


Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram